Durante os seis dias de Brasil Open, 19 equipes apresentaram grande disputas dentro do campo de jogo. A competição feminina teve a participação de cinco tradicionais equipes nacionais:

 Associação Bauruense de Desportos Aquático
 Clube de Regatas do Flamengo
 Esporte Clube Pinheiros
 Serviço Social da Indústria
 Seleção da Colômbia
 Tijuca Tênis Clube

Integrando o mesmo grupo, todas equipes realizaram a fase classificatória jogando entre sí, por duas vezes. A equipe do Pinheiros foi a primeira colocada, seguido pelo Clube de Regatas do Flamengo, SESI SP e ABDA.  No primeiro confronto das semifinais, as pinheirenses levaram a melhor diante do SESI SP por 15 a 8.

Na segunda partida valendo a outra na final, o Flamengo derrotou a ABDA com placar de 10 a 7.

Ao final da rodada foram estabelecidos os cruzamentos para o último dia de competição. A seleção colombiana encarou e venceu o Tijuca Tênis Clube por 17 a 8, e faturou o quinto lugar geral.  Durante a disputa da terceira colocação, o SESI SP desbancou a ABDA por 7 a 6, e ficou com o bronze.  Já na grande disputa pelo título de campeão, o multicampeão Pinheiros venceu o Flamengo com placar de 11 a 8, mantendo a hegemonia no Brasil Open com mais um título.

A série prata masculina trouxe a oportunidade de clubes tradicionais participarem da competição, nas edições anteriores a disputa não ocorria. Com formato similar a competição feminina, mas apenas cinco equipes no grupo, sendo:

– Associação Brasileira ‘A  Hebraica de São Paulo’

– Clube Internacional de Regatas

– Clube de Regatas Guanabara

– Clube Atletico Juventus

– Tijuca Tênis Clube

Na fase de classificação, o Clube Internacional de Regatas despontou, e conquistou o primeiro lugar do grupo. Este resultado permitiu com que a equipe de Santos/SP, enfrentasse na semifinal, o Tijuca Tênis Clube.  A segunda semifinal teve a presença de Hebraica e Juventus, respectivamente, segundo e terceiro colocado do grupo.

Internacional confirmou o favoritismo, bateu o Tijuca por 15 a 12, e conquistou sua vaga na grande final. O time da Hebraica superou o Juventus com placar fina de 12 a 7 no seu penúltimo desafio, e obteve êxito. Estes resultados, fecharam os cruzamentos da final entre Internacional e Hebraica, e da disputa pelo bronze entre Tijuca e Juventus.

Antes da grande final os Tijucanos foram derrotados por 16 a 15, pelo tradicional time do clube sediado no bairro da Moóca em São Paulo, o Juventus encerra sua participação no Brasil Open com a terceira colocação.

Em uma partida equilibrada até o fim, o Internacional de Regatas saiu vitorioso em seu confronto com o Hebraica , e alcançou o título da série prata masculina.

A série ouro masculina do Brasil promoveu o mais alto nível de Polo Aquático no Brasil. A participação de atletas estrangeiros e brasileiros que jogam em clubes fora país, possibilitou que os clubes melhorassem seus elencos e acirrassem a competição.

Oitos equipes foram divididas em dois grupo, sendo:

Grupo A
– Clube de Regatas do Flamengo
– Esporte Clube Pinheiros
– Clube Paineiras do Morumby
– Clube Jundiaiense
Grupo B
– Fluminense Football Club
– Serviço Social da Indústria – SP
– Associação Bauruense de Desportos Aquáticos
– Seleção da Colômbia  

No grupo A, o Pinheiros foi o primeiro colocado na fase classificatória, seguido por Flamengo, Paineiras e Clube Jundiaiense. O grupo B, concluiu a primeira fase com o SESI liderando, na segunda colocação o Fluminense, em terceiro a ABDA e por fim a seleção da Colômbia.

Dois confrontos das quartas de final, foram um prato cheio para quem gosta de emoção. As disputas envolvendo Flamengo contra Fluminense e Clube Paineiras versus ABDA, foram marcadas pelo equilíbrio, e o clássico carioca terminou em empate no tempo regulamentar, consequentemente indo para os pênaltis e vitória em favor do Flamengo por 23 a 22. O Clube Paineiras bateu a ABDA, por um placar de 10 a 8, e avançou para as semifinais.  Já, o Esporte Clube Pinheiros venceu facilmente a equipe da seleção Colombiana por 16 a 6. O SESI SP não deu chances para o Clube Jundiaiense e fechou a partida com placar final de 20 a 4.

Os perdedores das quartas de final formaram os confrontos que definiriam as posições entre a 5ª e 8ª colocações. ABDA e Fluminense alcançaram vitórias importante, os Bauruenses venceram o time colombiano com placar final de 19 a 17. Já o Fluminense goleou o Jundiaense por 20 a 6.

A tensão subiu para as semifinais, um clássico paulista entre Pinheiros e Paineiras foi decidido nos detalhes. Com as duas equipes focadas, a vitória foi se concretizar com alguns segundos para o término da partida. O placar de 7 a 6, favorável aos pinheirenses assegurou a vaga do time na grande final. No duelo seguinte pela outra vaga, o SESI teve um jogo difícil contra o Clube de Regatas do Flamengo. A equipe paulista sofreu para manter a vitória, mas superou os cariocas por 14 a 12.

Os derrotados nas partidas anteriores realizaram os seguintes confrontos:

Colômbia 15 X 11 Clube Jundiaiense – 7º e 8º

ABDA 10 X 11 Fluminense – 5º e 6º

Clube Paineiras do Morumby 11 X 12 Clube de Regatas do Flamengo – 3º e 4º

A final foi digna de Brasil Open, com dois rivais históricos, de um lado a equipe multicampeã, comanda por Roberto Chiappini. De outro, a equipe com alto poder de intensidade e treinada com afinco por Thiago Batista. As equipes do Pinheiros e SESI SP foram protagonistas de um campeonato de tiro curto, e se reencontraram novamente na final de mais uma edição. Em 2025, o Pinheiros venceu o SESI SP em Belém (PA). Na disputa de 2026, realizada no último domingo (12/07), o jogo teve grandes jogadas, muitos gols e um final dramático. 

Algumas variações no placar durante a partida aconteceram, e que elevou a tensão e emoção para alguns lances. Os pinheirenses tinham a vantagem de um gol de diferença (13 a 12), mas após um ataque do SESI SP quando restavam 5 segundos para o fim da partida, um pênalti foi assinalado pela arbitragem. O jogador Lucas Andrade converteu a cobrança e empatou a partida. Com o empate ao final do tempo regulamentar, a disputa seguiu para os pênaltis. Porém, o SESI não conseguiu marcar em nenhuma das cobranças, enquanto seu adversário converteu todas. O Esporte Clube Pinheiros se sagrou campeão do Brasil Open 2026 por um placar de 16 a 13.

Confira todos os destaques individuais, as seleções e classificação geral do Brasil Open:

CLASSIFICAÇÃO FINAL MASCULINA -SÉRIE OURO

Campeão Masculino: Esporte Clube Pinheiros

Vice-campeão: Serviço Social da Indústria – SP

3º Colocado: Clube de Regatas do Flamengo

4º Colocado: Clube Paineiras do Morumby

5º Colocado: Fluminense Football Club

6º Colocado: Associação Bauruense de Desportos Aquáticos

7º Colocado: Seleção da Colômbia

8º Colocado: Clube Jundiaiense

DESTAQUES INDIVIDUAIS

MVP: Lucas Farias – Esporte Clube Pinheiros

Artilheiro: Lucas Andrade – Serviço Social da Indústria – SP

Goleiro menos vazado: Lucas Farias – Esporte Clube Pinheiros

SELEÇÃO DO CAMPEONATO 

Goleiro: Lucas Farias – Esporte Clube Pinheiros

Centro: Marcos Paulo Pedroso – SESI SP

Marcador: Gabriel Sojo – SESI SP

Atacante: Tomás Perrone – Clube Regatas do Flamengo

Atacante: Rafael Vergara – Esporte Clube Pinheiros

Atacante: Lucas Andrade – SESI SP

Atacante: Lucas Farias – SESI SP

CLASSIFICAÇÃO FINAL MASCULINA -SÉRIE PRATA

Campeão Masculino: Clube Internacional de Regatas 

Vice-campeão: Associação Brasileira ”A Hebraica de São Paulo”

3º Colocado: Clube Atletico Juventus

4º Colocado: Tijuca Tênis Clube

5º Colocado: Clube de Regatas Guanabara

DESTAQUES INDIVIDUAIS

MVP: Alejandro Diaz – Clube Internacional de Regatas 

Artilheiro: Drasko Gogov – Associação Brasileira ”A Hebraica de São Paulo”

Goleiro menos vazado: Murilo Moreira – Clube Internacional de Regatas

SELEÇÃO DO CAMPEONATO 

Goleiro: Murilo Moreira – Clube Internacional de Regatas

Centro: Vitor Sauer – Tijuca Tênis Clube

Marcador: Alejandro Diaz – Clube Internacional de Regatas

Atacante: Daniel Cebri – Clube Internacional de Regatas

Atacante: Drasko Gogov – Associação Brasileira ”A Hebraica de São Paulo” Associação Brasileira ”A Hebraica de São Paulo”

Atacante: Eduardo Weinberg – Associação Brasileira ”A Hebraica de São Paulo” Associação Brasileira ”A Hebraica de São Paulo”

Atacante: Joaquim Coimbra – Clube Internacional de Regatas  

CLASSIFICAÇÃO FINAL FEMININA

Campeão Feminino:  Esporte Clube Pinheiros
Vice-campeão: Clube de Regatas do Flamengo

3º Colocado: Serviço Social da Indústria – SP

4º Colocado: Associação Bauruense de Desportos Aquáticos

5º Colocado: Seleção Colombiana

6º Colocado: Tijuca Tênis Clube

DESTAQUES INDIVIDUAIS

MVP: Izabella Chiappini – Esporte Clube Pinheiros

Artilheira:  Izabella Chiappini- Esporte Clube Pinheiros

Goleira menos vazada:  Tatiana Pregolini  – Esporte Clube Pinheiros

SELEÇÃO DO CAMPEONATO 

Goleira: Tatiana Pregolini   – Esporte Clube Pinheiros

Marcador: Diana Abla – Esporte Clube Pinheiros

Centro: Jeniffer Kathlen – Clube de Regatas do Flamengo

Atacante: Anna Beatriz Maximo – SESI SP

Atacante: Izabella Chiappini – Esporte Clube Pinheiros

Atacante: Sophia Souza – Esporte Clube Pinheiros

Atacante: Leticia Belorio – Esporte Clube Pinheiros