A fase final da Liga Nacional encerrou a temporada de competições da Liga Brasileira de Polo Aquático no ano. Os playoffs que contaram com a presença de sete equipes no naipe masculino e quatro no feminino, tiveram os confrontos equilibrados como sua principal marca. Em seu primeiro dia (29/11), duas partidas masculinas levariam os vencedores para as semifinais. O Esporte Clube Pinheiros jogando em casa e diante de uma torcida inflamada, venceu o clássico contra o Clube Athletico Paulistano. Na segunda partida da noite, o Clube Paineiras do Morumby veio embalado e garantiu sua vaga na segunda semifinal vencendo o campeão da Liga Nacional edição 2023.

Definidas as vagas restantes, chegou o momento da segunda rodada de jogos. A ABDA entra na disputa pela quinta colocação, em um triangular envolvendo os perdedores Paulistano e Fluminense.  No primeiro confronto, os meninos de Bauru não suportaram a bem armada equipe do Paulistano, comandada por Barbaro Diaz. Mais tarde, o próprio time de Bauru realizou sua última participação na competição enfrentando o Fluminense. Em um jogo bastante equilibrado, o tricolor das Laranjeiras levou a melhor, e encerrou a partida com apenas um gol de vantagem.

No começo da tarde as meninas entraram em cena, as disputas para as duas vagas na final feminina agitaram a piscina. No primeiro embate, a ABDA encarou o Esporte Clube Pinheiros. O time da casa empurrado por sua torcida, fez uma partida disputadíssima em cada quarto. O empate ocorria até os trinta segundos decisivos da partida, apesar da forte defesa da equipe pinheirense, o time do interior paulista venceu com gol marcado nos últimos segundos da partida.

A segunda semifinal entre Clube de Regatas do Flamengo e SESI SP também seguiu a linha da emoção até os segundos finais. O confronto contou com a experiência da jogadora Samanta Rezende defendendo o rubro negro, e no SESI SP Miriã Cadengue puxava a equipe da capital paulista. A equipe carioca se manteve atacando bem, porém o SESI seguiu se defendendo e tentando empatar, mas o Flamengo resistiu e conquistou a vaga na final contra a ABDA.

As vagas da final masculina, foram definidas em jogos de tirar o folêgo. O SESI SP primeiro colocado da fase classificatória enfrentaria o Clube Paineiras do Morumby, vice campeão em 2023. Apesar da campanha invicta, o time de Thiago Batista (SESI SP), enfrentou um time bem montado defensivamente e atacando com intensidade alta com Gustavo Guimarães “Grummy”. No último quarto, o SESI tinha uma vantagem de três gols, mas a equipe paineirense lutou, e com um minuto para o final do quarto, a diferença caiu para um gol apenas. Mesmo com todo esforço do Paineiras, o líder segurou e saiu com a vaga a disputa do título.

Embalado por uma vitória no dia anterior, e com apoio da torcida, o time do Pinheiros seguia na batalha pelo título. Jogando contra o descansado Flamengo, que obteve sua classificação para semifinal de forma antecipada, os donos da casa não tiveram uma vitória fácil, um ritmo duríssimo durante os quatro quartos da partida representou o equilíbrio entre essas duas forças do Polo Aquático nacional. O time pinheirense chegou a ter uma vantagem de três gols com dois minutos para o fim de jogo, mas o time da Gávea acelerou o ritmo em busca do empate, porém não foi o suficiente para levar o confronto para a disputa de pênaltis, assim o Esporte Clube Pinheiros voltaria a disputa de mais uma final de Liga Nacional.

Domingo (01/12), último dia de competição. As finais, masculina e feminina serão o ápice de todo o final de semana. Antes do ponto alto, abertura do dia com o  jogo envolvendo o Clube Athletico Paulistano e Fluminense no triangular pela disputa da quinta colocação. O time de São Paulo levou a melhor e conseguiu a vitória desbancando o experiente time carioca.

Na batalha pela medalha de bronze feminina, o Esporte Clube Pinheiros controlou a partida contra a equipe do SESI SP, determinou o ritmo de jogo com liderança de jogadoras como Melani Dias e Diana Abla. O time pinheirense campeão em 2023, alcançou a terceira colocação após esta vitória contra seu rival.

No capítulo final da batalha feminina, a ABDA foi surpreendida pelos dois primeiros quartos produzidos pelo time do Flamengo. As meninas do Rio, chegaram abrir quatro gols de vantagem, porém, a equipe de Bauru reagiu, e conseguiu equilibrar os jogos do terceiro para o último quarto. O clima era de tensão para os dois times, com menos de quarenta segundos o fim do campeonato, o Flamengo se aproxima no placar marcando um gol, e teria um ataque para organizar a jogada que poderia levar ao gol de empate, e consequentemente aos pênaltis. Após o pedido de tempo por parte do treinador Antonio Canetti (CRF), a equipe não aproveitou a oportunidade e deixou escapar a última oportunidade. Festa no banco de reservas Bauruense, com gritos de “É Campeão”. A equipe da ABDA chegou à conquista do seu segundo título de Liga Nacional.

Paineiras e Flamengo caíram na água para a disputa da terceira colocação masculina. O time rubro negro que foi a segunda melhor campanha da fase classificatória, não conseguiu performar bem contra o Paineiras. A equipe do Morumbi veio com muita intensidade de jogo através de seus atletas Carlos Camnasio e Pedro Vergara, ditou o ritmo da partida e saiu com a vitória. O Clube Paineiras do Morumby fechou sua participação na LN 2024 com a medalha de bronze.

Todos os olhares atentos para o último jogo do campeonato. Sem dúvida, SESI SP e Esporte Clube Pinheiros realizaram um jogo épico, digno de uma final. Toda rivalidade e tensão estavam na piscina naquele momento. Cada equipe não deixava a outra abrir uma vantagem maior que um gol até o último quarto. Os dois treinadores, Roberto Chiappini (ECP) e Thiago Batista (SESI SP), realizavam alterações, tentavam outros esquemas táticos, porém o equilíbrio foram presentes do princípio até os últimos segundos de partida. Rafa Vergara no Pinheiros e Lucas Farias pelo SESI SP, tentavam furar as defesas adversárias. No meio do último quarto, o time pinheirense abriu dois gols de vantagem. A partida que já estava sob emoção total, obrigou o time adversário a buscar o empate. Quando, faltando um minuto para o fim da partida, Lucas Farias (SESI SP) marca mais um gol e diminui a vantagem dos donos da casa. Ambas as equipes estavam com todos os atletas ligados, o SESI partiu para o seu último ataque e não conseguiu ser efetivo na jogada planejada. Diante disto, restou apenas ao Pinheiros controlar o tempo e já vibrar com sua torcida que estava em êxtase na arquibancada. Assim como em 2019, o clube volta a ser campeão jogando dentro de sua casa.

Para conferir todos os confrontos e resultados, clique aqui.

Os Playoffs da Liga Nacional 2024 contaram com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, e a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.