O último final de semana trouxe um respiro para algumas equipes na disputa masculina da LN 2025. Fluminense, ABDA e Paineiras seguiam ameaçados e distantes da zona de classificação para os Playoffs. Apenas os quatro primeiros da fase classificatória ao final da última etapa conquistam as vagas para as semifinais. Sabendo disto, o tricolor das Laranjeiras apertou o ritmo de jogo frente ao Flamengo, e saiu com a vitória diante do rival por 13 a 11. No dia seguinte, mesmo jogando contra o atual campeão Pinheiros, a equipe conquistou a segunda vitória na etapa, e contabilizou mais seis pontos.

O Clube Athletico Paulistano venceu o Paineiras do Morumby por 16 a 14 durante a partida de abriu a etapa, em sua segunda participação no domingo (28), o time dos Jardins saiu vitorioso no confronto com o Flamengo. Os cariocas tiveram um saldo negativo nesta etapa, retornaram ao Rio de Janeiro com duas derrotas na bagagem. Já o Paulistano, comandado por Bárbaro Diaz, segue colado no SESI SP na briga pela liderança.

Jogando em casa, o time da ABDA, acumulou duas derrotas. Em sua estreia na etapa, os bauruenses mantiveram uma disputa equilibrada com o Esporte Clube Pinheiros. Apesar do time pinheirense ter grandes jogadores como Gustavo Guimarães, Tomy Galimberti e Esteban Corsi expulsos durante a partida, a ABDA não conseguiu tirar proveito da situação e ficou atrás no placar de 16 a 11, em favor do Pinheiros. Fechando a etapa, o time da casa enfrentou o Paineiras. As duas equipes precisavam da vitória para se manter próximo das demais equipes na classificação. A equipe do Morumbi entrou com outra postura se comparada ao dia anterior, com maior engajamento, controlou o ritmo do jogo e saiu com a vitória de Bauru.

A próxima etapa realizada em 25 e 26 de outubro na piscina do Paulistano, pode ser decisiva a definição das vagas para os Playoffs, estatisticamente todas as equipes têm chances de alcançar as quatro primeiras posições, mas SESI SP e Clube Athletico Paulistano estão com um pé na fase final da LN 2025.

A quarta etapa feminina foi afetada pela ausência de atletas que estavam representando o Brasil no Campeonato Sul- Americano de Esporte Aquáticos realizado no Rio de Janeiro.  Com todas as equipes sendo desfalcadas, as atletas mais experientes tiveram que ser mais acionadas. Pelo Flamengo, Samanta Rezende atacante e umas das líderes da equipe na água, teve uma grande atuação nas duas partidas do rubro negro carioca. A equipe conquistou duas vitórias, a primeira diante do SESI SP por 13 a 6, e na segunda as meninas do Fla, superaram o líder da LN 2025, o Esporte Clube Pinheiros nos pênaltis. As pinheirenses desperdiçaram uma cobrança já na disputa alternada, e o Flamengo aproveitou a oportunidade.

Disputa feminina

Ocupando a primeira posição da competição, o Pinheiros também realizou a partida contra o ABDA no sábado (28), as meninas de Bauru conseguiram sustentar um bom ritmo até o final do terceiro quarto, em diante, o time azul e preto apostou na experiência de Gabi Mantellato, Thati Pregolini e Diana Abla parar vencer as anfitriãs por 16 a 11.

O SESI SP amargou uma nova derrota na despedida de Bauru. Jogando contra a ABDA no domingo (28), o time da capital paulista conseguiu equilibrar o jogo e levar a partida de forma equilibrada com as bauruenses.  A partida teve seu desfecho somente nas cobranças de pênaltis, pois o jogo em tempo regulamentar foi encerrado com o empate em 8 a 8. Com um pênalti perdido por Gabriela Januário (SESI SP), a ABDA converteu o gol a cobrança a seguir e confirmou a vitória por 12 a 11.

A Liga Nacional 2025 feminina será retomada em sua etapa no Esporte Clube Pinheiros. Nos dias 08 e 09 de novembro, as equipes caem na água para o encerramento da fase classificatória, e consequentemente a definição das posições dos quatro times nas semifinais.

Confira todos os resultados, as classificações, próximas etapas e partidas através da página da Liga Nacional 2025, acessando aqui.