Competição de polo aquático entra na reta final com jogos até o feriado de 7 de setembro em São Paulo (SP)

O Brasil Open 2022 de Polo Aquático 2022 definiu as partidas das quartas-de-final no masculino neste domingo (4), na piscina do SESI Vila Leopoldina, em São Paulo (SP). Organizada pela PAB – Polo Aquático Brasil, a competição conhecerá seus candidatos a uma vaga na final nesta segunda-feira (5), a partir de 15h30 no duelo entre Clube Paineiras Morumby e ABDA de Bauru. Logo na sequência, C.A. Paulistano enfrenta o Fluminense, às 17h15.

Os vencedores das partidas pegam Sesi-SP e E.C. Pinheiros nas semifinais. As equipes citadas fizeram as melhores campanhas dos grupos A e B e por isso avançaram diretamente para as semifinais da próxima terça-feira (6).  

Os donos da casa venceram seus dois duelos da fase de classificação do Grupo A. Na estreia, os meninos do SESI-SP superaram o C. Paineiras Morumby por 10 a 8 e na véspera por 12 a 5 diante do C.A. Paulistano. No duelo que valia o segundo lugar da chave, o Paineiras ganhou do Paulistano por 13 a 9 neste domingo (4).

No Grupo B, a vaga do E.C. Pinheiros veio nos critérios de desempate contra o Fluminense. O saldo de gols dos pinheirenses foi de 6 e dos cariocas de apenas 1 gol. As duas equipes empataram na estreia por 11 a 11. O fiel da balança foi a ABDA de Bauru.

Os paulistas do ECP derrotaram o time do interior por 18 a 12 no sábado. Neste domingo, o Flu jogava com o regulamento sabendo quantos gols precisava para avançar, mas só conseguiu ganhar da ABDA por 11 a 10. 

”O time entrou um pouco desconcentrado, tínhamos que ter entrado com mais firmeza, precisávamos passar em primeiro para folgar amanhã, minha equipe entrou achando que a qualquer momento o resultado ia acontecer”.

”Depois do meio do jogo, não conseguimos mais reverter, méritos para ABDA, jogaram muito bem. Agora é dar uma descansada que amanhã tem quartas de final contra o Paulistano, sempre é jogo duro contra eles, tem um excelente técnico”, contou Quito, treinador do Fluminense.

A tradicional competição nacional termina na quarta-feira, feriado de 7 de setembro. O campeonato tem ao todo seis dias de partidas no mesmo local. No masculino, o campeão de 2021 foi o SESI-SP, mas devido a pandemia, o evento foi realizado no primeiro semestre no Rio de Janeiro (RJ).

Resultados no feminino 

A equipe do Esporte Clube Pinheiros voltou a vencer a ABDA de Bauru neste domingo (4) pelo placar de 12 a 5. No sábado (3), as últimas campeãs do Brasil Open ganharam por apenas um gol de diferença. O time da capital segue invicto. No feminino a competição é realizada em grupo único e reúne Pinheiros, SESI-SP e ABDA de Bauru.

“Claro que as circunstâncias do primeiro jogo são sempre diferentes, faz parte do esporte. Vamos melhorando na medida em que o campeonato for avançando, alternando alguns detalhes, sempre tentando corrigi-los, vamos rumo a final”, comentou Ives Alonso, técnico da equipe do E.C. Pinheiros. 

ABDA e SESI SP se enfrentaram no último jogo da noite fria de domingo. Placar final 11 a 6 para as meninas de Bauru. Nesta segunda-feira (5) serão realizados os últimos jogos femininos da fase de classificação. O SESI-SP enfrenta o E.C. Pinheiros às 11h e volta à piscina às 19h diante da ABDA. 

PAB Talks 

Além das partidas, o Brasil Open promove o PAB Talks entre os dias 2 e 7 de setembro, com palestras sobre diversas pautas que englobam o esporte dentro e fora das piscinas. Todas as palestras do PAB Talks são voltadas para jogadores, técnicos e torcedores. A partir deste sábado a competição conta também com food trucks.

Além dos painéis, os atletas, alunos do Sesi e fãs do polo aquático poderão participar da doação de sangue realizada com apoio da Beneficência Portuguesa.

A inscrição para coleta será feita por meio do link ao lado — Link para se inscrever