Foto: Satiro Sodré/CBDA

A seleção brasileira feminina sub 20, concluiu ontem (17/08) sua participação no campeonato mundial da categoria. A competição realizada na Arena Salvador (BA), contou com a participação de outros dezesseis países, para a fase classificatória foram formados quatro grupos, cada um deles ocupados por quatro equipes. O time brasileiro alocado no grupo c, ao lado de Argentina, Croácia e México.

A estreia brasileira diante da Croácia foi marcada por forte ritmo de jogo. As Croatas saíram com vitória por 18 a 9. O segundo confronto terminou com placar favorável ao Brasil, no clássico contra a rival Argentina o sistema ofensivo brasileiro foi atuante marcando 16 gols contra 9 das hermanas. No último jogo da fase de classificação a equipe comandada pelo técnico Rafael Hall (BRA), não tomou conhecimento da seleção Mexicana, finalizando a partida com o placar de 28 a 3.

Segundo colocado no grupo, o Brasil avançou para fase “Crossover”, onde oito equipes disputariam quatro vagas para chegar às quartas de final. Em uma partida histórica, o time brasileiro bateu a experiente Nova Zelândia por 10 a 9.

Nas quartas de final, a Grécia tinha o favoritismo diante do Brasil, apesar do esforço brasileiro, as gregas dominaram o jogo e carimbaram sua vaga na semifinal com a vitória por 20 a 7.  Este resultado direcionou a seleção para as partidas definiram as posições entre 5º e 8º colocados. As fortes seleções de Hungria e Croácia foram os últimos adversários brasileiros, respectivamente o Brasil sofreu com derrotas por 19 a 8 e 17 a 11.

Confira todos os resultados do Campeonato Mundial Sub 20 Feminino na página da World Aquatics.

O time brasileiro construiu uma boa campanha na fase classificatória, alcançou um resultado expressivo diante da Nova Zelândia, além de enfrentar grandes equipes tradicionais no Polo Aquático. A trajetória brasileira no campeonato mundial sub 20 tem como marca um time jovem e aguerrido, uma comissão técnica experiente composta por Rafael Hall (técnico), Luiz Carlos Cardenuto (Auxiliar técnico) e Janaína Parra Grossi (Preparadora Física) e o suporte da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

Das 15 atletas integrantes que integraram a seleção brasileira, 14 são vinculadas aos clubes/entidades filiados à Liga Brasileira de Polo Aquático e disputam atualmente a Liga Nacional 2025, a principal competição da modalidade no país. É importante destacar o papel fundamental que os filiados a Liga PAB possuem no papel formativo e de rendimento em atletas das categorias de base que representam o Brasil em competições internacionais.  Confira a lista de atletas e comissão técnica e seus respectivos clube/entidades:

Atletas Brasileiras

ANA CAROLINA NEVES – Clube de Regatas do Flamengo

ANA JULIA DE BARROS SILVA – Associação Bauruense de Desportos Aquáticos

ANNA BEATRIZ MAXIMO – Serviço Social da Indústria/SP

BARBARA TAVARES – Serviço Social da Indústria/SP

DANDARA SAMPAIO – Serviço Social da Indústria/SP

GIOVANA POSTIGO – Serviço Social da Indústria/SP

KAREN DA SILVA – Associação Bauruense de Desportos Aquáticos

LETICIA LORIETO – Associação Bauruense de Desportos Aquáticos

LIDIA ROCHA

MAIAH NASCIMENTO – Esporte Clube Pinheiros

MAYA HANSEN – Serviço Social da Indústria/SP

NICOLE ARENA – Esporte Clube Pinheiros

NICOLLY DOS SANTOS – Associação Bauruense de Desportos Aquáticos

SARAH BEDANI – Associação Bauruense de Desportos Aquáticos

STEFANY AZEVEDO – Associação Bauruense de Desportos Aquáticos

Comissão Técnica

RAFAEL HALL (Técnico)

LUIZ CARLOS CARDENUTO (Auxiliar técnico) -Serviço Social da Indústria/SP

JANAÍNA PARRA GROSSI (Preparadora Física) – Associação Bauruense de Desportos Aquáticos