Decisão da competição nacional juvenil foi realizada neste domingo (20), no Clube Paineiras do Morumby (SP)

O Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 de Polo Aquático, realizado no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo (SP), foi concluído neste domingo (20), com o bicampeonato da equipe da casa na categoria masculina e o favoritismo confirmado da ABDA de Bauru (SP) entre as meninas. 

A competição chancelada pela PAB – Liga Brasileira de Polo Aquático teve 12 equipes no masculino e quatro no feminino. No total, foram disputados 30 jogos no evento nacional, todos com transmissão oficial do canal da PAB no Facebook. Foi o segundo campeonato de base promovido pela entidade em 2022. No início de fevereiro, a ABDA sediou o torneio interclubes para atletas do Sub-20. 

Motivada por jogar em sua piscina, os jovens da equipe sub-16 do Morumbi bateram os rivais paulistas do C.A. Paulistano por 13 a 8 na partida final. O bicampeonato na categoria confirmou a força do elenco do técnico Frank Diaz. Mas o confronto regional não começou como esperado pelo Paineiras, que saiu perdendo de 2 a 0 para o Paulistano, que resistiu até o terceiro quarto. 

Atual campeão, o Paineiras precisou acertar a marcação e aproveitar as oportunidades por meio de passes rápidos no ataque. O coletivo fez a diferença no último quarto, com chutes dentro dos dois metros e no centro da defesa adversária para conquistar o título.

”Anos atrás esse time começou no Sub-13 e a cada dia eles foram evoluindo. A gente iniciou um trabalho individual e tático com a garotada, tentando arrumar os erros que prejudicaram nos anos anteriores. A gente ficou beliscando, mas nunca chegamos”, explicou Frank Diaz, que divide o cargo no Paineiras e na seleção brasileira de base.

Foto: Luiza Moraes

”Vamos continuar trabalhando e melhorando a equipe. Futuramente, o Paineiras seguirá como um dos maiores clubes formadores do Brasil. A gente dá os méritos para a instituição que está dando apoio”, explicou, Frank Diaz.

Além do elenco, o jogador Tomáz Perrone foi fundamental para a conquista invicta do Paineiras. O jogador foi o artilheiro do Brasileiro Sub-16 e anotou três gols na decisão deste domingo. ”Estou muito feliz! Conseguimos defender nosso título e de maneira invicta! Fechamos o nosso ciclo do sub-16 com dois troféus seguidos é maravilhoso. Sobre a artilharia foi graças ao trabalho e encerrar essa fase com duas conquista é emocionante”, disse Tomás Perrone, jogador do Paineiras. 

A terceira colocação do Brasileiro Interclubes Sub-16 ficou com o Sesi-RP vencendo o C.R. Flamengo, por 10 a 6. 

“Um grande campeonato no Clube Paineiras do Morumby, que movimentou as principais equipes do Brasil do polo aquático. Ao Clube Paineiras que sagrou-se bicampeã no masculino e a ABDA no feminino, mostram o grande trabalho que vem sendo desenvolvido pelos clubes”, pontuou o presidente da PAB, Alexandre Zwicker.

Meninas da ABDA conquistam  bicampeonato invictas

Já no feminino, a ABDA – Associação Bauruense de Desportos Aquáticos segue dominante na modalidade, com uma vitória de virada no último quarto contra as meninas do C.R. Flamengo por 9 a 6.  Até metade do último período, a ABDA estava perdendo o título para as cariocas. Só que o rubro-negro desperdiçou muitas chances de gol e deixou o time de Bauru (SP) crescer.

Lideradas pelo técnico Emerson Santos, a base do interior começou a acertar o chute de longa distância, que não entrou na primeira etapa. Segundo o técnico Emerson Santos, o grito “Raça, ABDA”, antes das partida resumiu a vitória na final. 

”Saímos perdendo e eu fiquei feliz por elas terem essa vontade. Porque tecnicamente e taticamente continuaram mal! Só que elas estavam com muita raça de ganhar. E os momentos em que acertaram a parte técnica e tática um pouco, pelo menos o que foi, conseguiram chegar junto no jogo e fazer a virada”.

Arte: On Board Sports

”Isso foi de muito valor! Um grupo muito bom. Foi um jogo em que sabíamos que o time do Flamengo é um elenco que está em evolução, um time que tem uma goleira muito boa. Fiquei feliz por elas (ABDA) conseguirem. A gente realmente podia ter saído sem a vitória hoje. Mas acho que foi fundamental as meninas brigarem por o que elas queriam, que era o objetivo de ser campeãs”, finalizou, Emerson Santos. 

As atletas do Sesi-SP também precisaram virar o jogo nos últimos minutos contra a Hípica de Bauru (SP) para ficar com a terceira colocação. Placar final 8 a 7 para o elenco da Vila Leopoldina, da capital paulista 

Destaques do Brasileiro Sub-16 masculino 

1° colocado – Clube Paineiras do Morumby 

2° colocado – Clube Athletico Paulistano 

3° colocado – SESI Ribeirão Preto 

Goleiro menos vazada – Vitor Arnoni Terzi (CPM) 

Artilheiro – Thomas Perrine (CPM) 

Revelação – Leonardo Marinho (ABDA) 

MVP – Lucas Wulfhorst – (CAP)

Destaques do Brasileiro Sub-16 feminino 

1° colocado – ABDA

2° colocado – Clube de Regatas do Flamengo

3° colocado – SESI Vila Leopoldina

Goleira menos vazada – Maria Eduarda Ferreira Oliveira (ABDA)

Artilheira – Leticia Lorieto Silva (ABDA)

Revelação – Maia Hansen (SESI)

MVP – Karen de Miranda (ABDA)


Transmissões das finais do Brasileiro Interclubes Sub-16

SESI-RP 10 X 6 C.R. Flamengo – Masculino

https://fb.watch/bi6t82GF0g/

SESI-SP 8 X 7 Hípica – Feminino

https://fb.watch/bi6z9DQx5J/

ABDA 9 X 6 C.R. C.R. Flamengo – Feminino

https://fb.watch/bi6KONSJX-/

C. Paineiras 13 X 8 C.A.Paulistano- Masculino

https://fb.watch/biaPXRh6g6/

Acompanhe as redes sociais da PAB

A página oficial da PAB no Facebook: https://www.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/

Acompanhe o Twitter: https://twitter.com/LigaPAB

Veja as fotos no Instagram: https://www.instagram.com/poloaquaticobrasil/

Acompanhe os novos vídeos no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCFz0pL4MkUdNGyGp1blcJnA/about

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez e Caio Souza

flavio@onboardsports.net | caio@onboardsports.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.