Competição no Rio de Janeiro (RJ) teve Clube Paineiras do Morumby como campeão no masculino e ABDA no feminino

O Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16, realizado no Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), foi encerrado neste sábado (20) com o título do Clube Paineiras do Morumby no masculino. O time rosa e branco superou a ABDA – Associação Bauruense de Desportos Aquáticos por 13 a 9 na final. Já no feminino, a ABDA garantiu mais um título de categoria para Bauru (SP) após superar o C.R. Flamengo por 7 a 4.

A competição chancelada pela PAB – Liga Brasileira de Polo Aquático teve 12 equipes no masculino e outras quatro no feminino. O evento começou na quarta-feira (17) e os jogos na sede do Flamengo foram transmitidos pelo Facebook oficial da entidade. As outras partidas foram no Complexo Esportivo Julio Delamare, anexo ao Maracanã.

Com duelos equilibrados desde o início, o campeonato mostrou o crescimento do polo aquático no Brasil. No masculino, o Clube Paineiras do Morumby teve um início irregular, devido a falta de entrosamento dos garotos, mas se acertou na fase decisiva!

Na decisão contra a ABDA, a equipe do Paineiras tomou a iniciativa desde os primeiros minutos. O time do Morumbi manteve o controle do jogo e soube segurar a partida quando a ABDA partiu para o ataque.  Com a conquista, o Paineiras conseguiu interromper uma sequência de dois títulos consecutivos da ABDA em campeonatos de base em 2021, que foram no Sub-14 e Sub-18.

”Foi muito boa essa conquista, a gente vem trabalhando faz muito tempo e uma vitória contra a forte equipe da ABDA na final foi muito importante pra gente. Muito feliz agora, só comemorar”, comentou o capitão do Paineiras, Arthur Dias sobre superar a ABDA.

Partida final completa do masculino

”A gente entrou no campeonato um pouco desorganizado, só que com o decorrer da competição a gente foi crescendo e conseguiu fazer esse belo jogo na final, levando a medalha de ouro pra casa”, finalizou o capitão do Paineiras. 

A medalha de bronze ficou com o C.A. Paulistano, que superou o rival E.C. Pinheiros por 10 a 6. O time também ficou com o atleta revelação, conquistado pelo atacante Lucas Wulfhorst. ”Foi uma longa caminhada para chegar ao terceiro lugar. Eliminamos o Flamengo, mas perdemos para a ABDA na semifinal. É minha primeira medalha com esse time e espero que no próximo campeonato da PAB o ouro venha”, comentou Lucas. 

ABDA campeã do CBI Sub-16 feminino

As meninas da ABDA – Associação Bauruense de Desportos Aquáticos mostraram mais uma vez a qualidade da base de Bauru, uma das referências da modalidade no País. Mesmo com uma partida acirrada nos três quartos do jogo, o elenco azul e branco deslanchou no último e decisivo derrotando o C.R. Flamengo por 7 a 4. 

Com uma tática de marcação pressão, o elenco da ABDA manteve o forte ritmo para abrir uma boa vantagem no marcador contra o time rubro-negro. ”Essa geração vem de uma derrota no último campeonato, então o título era fundamental para cada atleta. Só que no CBI Sub-16 mantemos o padrão de calma, técnica e muita raça dentro da piscina. As duas equipes jogaram com vontade e esse título mostra a nossa evolução como atleta!”, explicou a atleta da ABDA, Maria Eduarda.

Assista a final feminina

O Brasileiro Interclubes sub-16 teve organização da PAB e apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e de Furnas. A próxima competição da Liga Polo Aquático Brasil será o ‘PAB Kids’, com sede no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP), em 27 de novembro.

Sobre a PAB

A Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi criada com o objetivo de difundir a modalidade no Brasil. Para isso ela busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte no médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático.

A Liga Brasileira de Polo Aquático foi fundada com a participação de dez clubes em março de 2016: Club Athletico Paulistano (SP), Clube Jundiaiense (SP), Clube Paineiras do Morumby (SP), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Tijuca Tênis Clube (RJ), Fluminense Football Club (RJ), Clube Internacional de Regatas (SP), Serviço Social da Indústria – SESI-SP (SP) e Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo.

Acompanhe as redes sociais da PAB

A página oficial da PAB no Facebook: https://www.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/

Acompanhe o Twitter: https://twitter.com/LigaPAB

Veja as fotos no Instagram: https://www.instagram.com/poloaquaticobrasil/

Acompanhe os novos vídeos no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCFz0pL4MkUdNGyGp1blcJnA/about

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flávio Perez e Katarine Monteiro

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net