Jogos começam nesta quinta-feira.

Começa nesta quinta-feira (10), em Curitiba, no Paraná, a Liga Nacional Divisão II de Polo Aquático. A competição, que é uma das únicas do mundo dedicada a segunda divisão da modalidade, reunirá 12 equipes de todas as regiões do Brasil em quatro dias de competição na piscina do Clube Curitibano.

As equipes serão divididas em quatro grupos, onde os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final, depois os quatro melhores para a semifinal e os dois melhores para a grande final que será disputada no próximo domingo (13).

No grupo A, estão: Hebraica, Raia 10/Aquafan e Polo Salvador. No B, jogam: Curitibano, Remo e Jundiaiense. No C, participam: ASBAC, Tijuca e Polo Sul. No grupo D: Santa Maria, APAUSFC e Associação Feirense de Polo Aquático.

Durante esta semana, aproveitando a presença dos participantes do evento em Curitiba, também foi realizado um curso de reciclagem e atualização para árbitros. Além desta clínica, uma palestra sobre como ensinar e elaborar treinamentos está programada para esta quarta-feira.

A competição é realizada pela CBDA, com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, via Secretaria Especial do Esporte, que é vinculada ao Ministério da Cidadania.


Liga Brasileira de Polo Aquático (LBPA) – Polo Aquático Brasil – PAB

A Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi criada com a premissa do auxílio e do aprimoramento da gestão nacional da modalidade, com base na ética, transparência e planejamento participativo, por meio de diversas ações socioeducativas, além da organização de competição de alto rendimento que priorizem o fomento da modalidade e estimule os jovens para a prática do polo aquático.

Oficialmente constituída em 1º de março de 2016, a PAB busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte em médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático.