Equipe da Vila Leopoldina se consagra campeã de 2021/22 no masculino e ECP leva taça invicta no feminino

As finais da Liga Nacional de Polo Aquático foram realizadas neste domingo (17), na piscina do C.R. Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ).

A competição chancelada pela PAB – Polo Aquático Brasil teve como campeã no masculino a equipe do Sesi-SP, que bateu o rival E.C. Pinheiros por 10 a 8. O terceiro lugar ficou com o Flamengo, que superou o C. A. Paulistano por 13 a 5. O goleiro menos vazado do masculino foi Matheus Junqueira (Sesi-SP). O melhor do campeonato e também artilheiro foi Gustavo Coutinho (Sesi-SP).

No feminino, o E.C. Pinheiros, que terminou a competição de maneira invicta, levou a melhor sobre as meninas do Flamengo por 10 a 8. O bronze ficou com a ABDA de Bauru (SP) após vitória por 15 a 03 sobre o time do Sesi-SP.  A MVP – melhor jogadora da competição foi Izabella Chiappini, que acumulou o título individual de artilheira. A goleira menos vazada foi sua companheira de clube Tatiana Pregolini.

As partidas finais foram realizadas em três dias no Rio de Janeiro (SP), desde a fase quartas de final até as decisões da medalha de ouro. A competição teve ao todo 1386 gols em 77 partidas desde a fase de classificação. A Liga Nacional de Polo Aquático teve 11 equipes nas duas categorias e 212 atletas. Os jogos foram realizados em sete piscinas, com as finais na Gávea, na sede do C.R. Flamengo.

O campeonato chancelado pela PAB desde 2017 contou com 47 profissionais de arbitragem e mais 150 membros de staff dos clubes. ”Agradeço ao Flamengo pela hospedagem e recepção que nós tivemos”. 

”Foram grandes jogos com importância para o desenvolvimento da modalidade. Os clubes também se apresentaram em alto nível! Agora nos vemos no Open, em maio”, disse Alexandre Zwicker, presidente da PAB.

A próxima grande competição do Polo Aquático Sênior será o Open, de 6 a 8 de maio, também na piscina do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ). ”Gostei da estrutura e organização da PAB. Precisamos de mais entidades e campeonatos como esses no esporte brasileiro”, explicou Luis Roberto Duarte, da secretaria especial do esporte do Governo Federal.

Durante as partidas finais da Liga Nacional, a PAB e toda comunidade do polo aquático fizeram homenagem ao treinador Ricardo Álvares de Sá, que faleceu neste domingo (17). Ricardo dedicou sua carreira como atleta e treinador ao crescimento da modalidade no Brasil! 

Título do Sesi-SP

A equipe do Sesi-SP conquistou seu segundo título da nova fase da Liga Nacional de Polo Aquático ao bater o maior rival por 10 a 8 neste domingo (17). Desde 2017, os dois times fazem a final da competição chancelada pela PAB.

O ECP entrou para levar o tri na partida final, mas para isso era preciso superar o grupo de melhor campanha na fase de classificação. E o ritmo de jogo do Sesi-SP fez a diferença numa partida equilibrada do começo ao fim, no mesmo estilo de clássicos do futebol como Corinthians x Palmeiras.

Investindo na formação de base desde o início do projeto, o Sesi-SP não trouxe nenhum jogador extra classe ou estrangeiros para as disputas finais, exceto Rudá Franco, que voltou neste mês ao Brasil após temporada na Europa. Com Thiago Batista no comando, os paulistas repetiram a façanha de 2017 e se sagraram campeões.

”É um trabalho a longo prazo do Sesi-SP, temos um grupo com três mais experientes, como Rudá, Gustavo e Braga, mas o restante está conosco desde as categorias de base, alguns deles chegaram com 12 anos. Investimos forte nos mais jovens e tivemos um bom resultado no final”, contou Thiago Batista, treinador do Sesi-SP.

Um dos experientes na piscina foi Rudá Franco, representante do polo aquático brasileiro na Rio 2016. Recém chegado da Espanha, o capitão do Sesi-SP entrou na equipe e logo se entrosou com os jovens da Vila Leopoldina ao lado do artilheiro da Liga Nacional, Gustavo Coutinho.

”Foi muito legal ter voltado e jogado as duas últimas partidas. Atuei em uma posição diferente, na 1 e 2, mais concentrado em armar e passar a bola. Fico feliz pela evolução dos meninos nesse período, que treinaram muito durante a temporada”, disse Rudá Franco.

Vitória das favoritas

O E.C. Pinheiros não perdeu o melhor momento na partida contra o C.R. Flamengo e venceu a final do feminino por 10 a 8. Apontada como as favoritas desde o início do campeonato, as meninas do clube paulista terminaram o evento sem nenhuma derrota, mesmo com uma reformulação em curso.

No duelo contra as donas da casa, o ECP começou abrindo vantagem de dois gols nos primeiros quartos. Já no terceiro, o Flamengo tomou a dianteira, mas na parte final, valeu a concentração das meninas comandadas por Yves Alonso, que viraram a partida.

”Ganhamos o campeonato invicto, com uma campanha perfeita do começo ao final. Estou muito feliz pelo resultado e vamos para a próxima”, comemorou a goleira Tatiana Pregolini do ECP.

Agora, o E.C. Pinheiros soma duas conquistas contra outras duas das rivais flamenguistas nos quatro eventos organizados pela PAB. A edição de 2020 não foi realizada em função da COVID-19.

Campeões do masculino

2017 – Sesi-SP

2018 – ECP

2019 – ECP

2021/22 – Sesi-SP

Campeãs do feminino

2017 – Flamengo

2018 – Flamengo

2019 – ECP

2021/22 – ECP

Foto: Luiza Moraes

#pab #poloaquatico #waterpolo #onboardsports

— 

Resultados do domingo (17/4)

Disputa do 3º Masculino

Flamengo 13 x 5 C.A. Paulistano – https://fb.watch/cs8HwzcB7H/

Final do Masculino

E.C. Pinheiros 8 x 10 Sesi-SP – https://fb.watch/cs8zMldApP/

Feminino 

Disputa do 3ºFeminino

ABDA 15 x 3 Sesi-SP – https://fb.watch/cs8S6J9vGr/

Final de Feminino 

E.C. Pinheiros 10 x 8 Flamengo – https://fb.watch/cs8NffF8Rv/

Sobre a PAB

A Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi criada com o objetivo de difundir a modalidade no Brasil. Para isso ela busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte no médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático.

A Liga Brasileira de Polo Aquático foi fundada com a participação de dez clubes em março de 2016: Club Athletico Paulistano (SP), Clube Jundiaiense (SP), Clube Paineiras do Morumby (SP), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Tijuca Tênis Clube (RJ), Fluminense Football Club (RJ), Clube Internacional de Regatas (SP), Serviço Social da Indústria – SESI-SP (SP) e Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo.

Acompanhe as redes sociais da PAB

A página oficial da PAB no Facebook: https://www.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/

Acompanhe o Twitter: https://twitter.com/LigaPAB

Veja as fotos no Instagram: https://www.instagram.com/poloaquaticobrasil/

Acompanhe os novos vídeos no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCFz0pL4MkUdNGyGp1blcJnA/about

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

www.onboardsports.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.