Tradicional equipe azul e branca fará a final do masculino contra o Sesi-SP na piscina do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ)

Foto: Luiza Moraes

As finais da Liga Nacional de Polo Aquático foram definidas neste sábado (16) na piscina Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ). No masculino, o E.C Pinheiros superou os rubro-negros por 13 a 9 e enfrentam neste domingo (17) o Sesi-SP, que derrotou o C.A. Paulistano por 15 a 2. A decisão está marcada para 13h30 e terá transmissão da página oficial da Liga PAB no Facebook, assim como todas as partidas do dia. 

No feminino, as meninas do E.C. Pinheiros mantiveram o prognóstico e não deram chances ao Sesi-SP por 12 a 4. Na outra semifinal, o Flamengo derrotou a ABDA –  Associação Bauruense de Desportos Aquáticos por 7 a 6. A grande final das mulheres será às 12h. O jogo que vale o bronze entre Sesi-SP e ABDA está marcado para as 10h30h.

Foram realizadas quatro edições do evento desde que a PAB – Polo Aquático Brasil assumiu a organização da modalidade no país, e o campeão será válido pela temporada 2021/2022. Em 2020, a Liga Nacional não foi disputada em função da pandemia de COVID-19.

O E.C. Pinheiros tentará neste domingo o tricampeonato da Liga Nacional, evento chancelado pela PAB – Polo Aquático Brasil. A equipe azul e branca foi a vencedora do evento nos anos de 2018 e 2019, justamente em partidas finais contra os atletas da Vila Leopoldina. No duelo contra os donos da casa, os paulistas sempre ficaram à frente do placar, mesmo com um duelo equilibrado no início.

”Foi um jogo bem apertado e difícil de semifinal! Conseguimos abrir um pouco e jogar bem até o fim. Vamos com tudo para as finais, já que o Pinheiros veio aqui para ganhar e vamos fazer de tudo para isso! ”, explicou Bruno Chiappini, defensor do ECP.

Para levar a terceira conquista em sequência, o ECP apostará novamente na solidez defensiva e nos talentos de Gustavo Grummy e Rafael Vergara, figurinhas carimbadas em convocações da seleção brasileira da modalidade. 

Já o Sesi-SP tentará retomar a taça de campeão da Liga Nacional de Polo Aquático e repetir o feito da temporada 2017, quando venceu o próprio ECP na decisão. Com o reforço do olímpico Rudá Franco e o poder de fogo no ataque de Gustavo Coutinho, que tem quase 50 gols no torneio, o time do Serviço Social da Indústria teve a melhor campanha da fase de classificação e já foi direto para as semifinais. 

”Será um clássico contra o Pinheiros. Com certeza a piscina vai pegar fogo. Temos um time jovem, mas com experiência dos mais velhos. Mas nós estamos encaixados”, contou Matheus Junqueira, goleiro do Sesi-SP. 

No duelo contra o C.A. Paulistano, vencido por 15 a 2, o Sesi-SP conseguiu abrir uma confortável vantagem nos primeiros quartos, diferença que foi mantida até o final na piscina da Gávea. O primeiro gol do Paulistano foi no segundo quarto quanto estava 11 a 0 para o adversário. Com isso foi possível rodar o grupo para descansar visando a final.

”O maior mérito de tudo isso é o esforço de todos os atletas. Eles são os maiores responsáveis. Não apenas os atletas que estão hoje na equipe adulta, mas todos que já passaram. Todos colaboraram com a construção dessa constância. A organização técnica criada ao longo dos anos, nos possibilitou manter uma renovação de atletas sempre eficiente. Hoje, 90% dos atletas são formados em casa. Nós valorizamos a nossa base e nossos atletas, oferecendo a melhor estrutura e condições possíveis”, reforçou André Avallone, coordenador técnico do Sesi-SP.

O jogo que abriu o dia no Rio de Janeiro foi a disputa valendo a quinta posição entre Fluminense F.C. e C. Paineiras Morumby. Os tricolores, que haviam perdido na véspera para o Paulistano, passaram pelos paulistas por 8 a 6.

”Foi uma derrota dura na semifinal, mas entramos com objetivo de ficar em quinto lugar visando o Brasil Open, no mês de maio”, disse André Quito, head coach do Fluminense.

Hegemonia das meninas pinheiristas 

As garotas do E.C. Pinheiros são apontadas como as grandes favoritas ao título da Liga Nacional de Polo Aquático. A equipe saiu de forma invicta da fase regular com seis vitórias e 61 gols marcados na competição que teve início em 2021.

Mesmo com a mudança de parte do elenco, com algumas atletas jogando fora do país, as comandadas de Yves Alonso seguem com retrospecto positivo na modalidade. Nas semifinais contra o Sesi-SP, placar de 12 a 4 e mais uma vaga na final em sua história.

Na edição passada, em 2019, o ECP ficou com o título, depois de um bronze em 2018 e um vice em 2017. ”O feminino do ECP tem um trabalho sério e as meninas são multi campeãs! É um time que treina e se esforça muito bem. Estou orgulhoso da performance delas, que estão representando o clube à altura”, explicou o treinador Yves Alonso. 

O jogo que fechou os confrontos de semifinais foi o triunfo do Flamengo sobre a ABDA de Bauru (SP) por 7 a 6. A partida dava a crer que teria outro resultado final, com as meninas de Bauru dominando o placar. Mas no último quarto, o ataque do rubro-negro encaixou a virada. 

“Foi uma partida que no começo ficamos atrás, mas como o Flamengo nunca desiste, a gente foi, buscou e graças a Deus saímos com a vitória e agora estamos na final. Puxei a responsabilidade e deu certo. Para amanhã, o Pinheiros é uma equipe muito forte, mas vamos tentar fazer o melhor possível, vamos tentar buscar a vitória”, comentou a capitã Samantha Rezende, primordial para a virada da equipe. 

O C.R. Flamengo tentará em casa, com apoio de seu torcedor na Gávea, seu terceiro título da Liga Nacional, e o ECP o bicampeonato.

Campeões do masculino

2017 – Sesi-SP

2018 – ECP

2019 – ECP

Campeãs do feminino

2017 – Flamengo

2018 – Flamengo

2019 – ECP

— 

Resultados do sábado (16/4)

Disputa do 5º Masculino

Fluminense 8 x 6 C.Paineiras – https://fb.watch/cqKHQczvEW/

Semifinais Masculino

Flamengo 9 x 13 E.C. Pinheiros – https://fb.watch/cqKD2it7OI/

Sesi-SP 15 x 2 C.A. Paulistano – https://fb.watch/cqO1DOBNQS/

Semifinais Feminino 

E.C.Pinheiros 12 x 4 Sesi-SP – https://fb.watch/cqKqoQzIE6/

Flamengo 7 x 6 ABDA –  https://fb.watch/cqSpEhZEs3/

Sobre a PAB

A Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi criada com o objetivo de difundir a modalidade no Brasil. Para isso ela busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte no médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático.

A Liga Brasileira de Polo Aquático foi fundada com a participação de dez clubes em março de 2016: Club Athletico Paulistano (SP), Clube Jundiaiense (SP), Clube Paineiras do Morumby (SP), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Tijuca Tênis Clube (RJ), Fluminense Football Club (RJ), Clube Internacional de Regatas (SP), Serviço Social da Indústria – SESI-SP (SP) e Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo.

Acompanhe as redes sociais da PAB

A página oficial da PAB no Facebook: https://www.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/

Acompanhe o Twitter: https://twitter.com/LigaPAB

Veja as fotos no Instagram: https://www.instagram.com/poloaquaticobrasil/

Acompanhe os novos vídeos no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCFz0pL4MkUdNGyGp1blcJnA/about

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

www.onboardsports.net