Atleta do Esporte Clube Pinheiros (ECP), Felipe Santos da Costa e Silva, o Charuto, de 32 anos é considerado um dos melhores atletas de pólo aquático em atividade no Brasil. Versátil, o jogador pode atuar como defensor, centro ou atacante dentro das piscinas. Com mais de 20 anos de carreira, iniciou no esporte junto com um amigo de infância inseparável. Segundo Charuto, “o amigo era seu cúmplice em todos os esportes que tentou”.

Ao longo de sua trajetória, atuou por importantes clubes, tais como: Fluminense; Guanabara; Vasco; Botafogo; Paulistano; Pinheiros (atualmente), no Brasil. No exterior, defendeu a Lazio (Itália), Barcelona (Espanha) e Montjuic (Espanha).  

Serviu também a seleção brasileira de polo aquático por 17 anos. Suas principais conquistas foram: vice-campeão espanhol em 2006; bronze no Pan Americano, em 2011; bronze na Liga Mundial 2015; prata nos Jogos Pan Americanos 2015. Porém, para ele, sua maior conquista foi o inédito oitavo lugar conquistado com a seleção Brasileira, nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

No ano passado Charuto participou do Brasil Open de Polo Aquático adulto, na 2ª, 3ª e etapa final. Conquistou o título da 3ª etapa, realizada no SESI/SP e ajudou o Pinheiros a terminar as etapas iniciais em primeiro lugar na classificação geral da competição, o que garantiu à equipe paulista vaga direta para a semifinal na última etapa do Brasil Open. Foram 11 jogos e 18 gols marcados.

Em 2017, Charuto seguirá a sua marcante carreira dentro das piscinas e estará participando de todas as competições organizadas pela Liga PAB. “Sou um entusiasta pela modalidade e estou bastante otimista quanto ao futuro do pólo aquático. Acredito que a criação da PAB será um divisor de águas para nós atletas e clubes. Com certeza, todos ganharão”, diz Charuto.