O Polo Aquático

O que é?

O polo aquático é um esporte de equipe competitivo jogado na água entre duas equipes. O jogo consiste em quatro quartos em que as duas equipes tentam marcar gols, o time com mais gols no final do jogo vence.
Cada equipe é composta por seis jogadores e um goleiro. Exceto para o goleiro, os jogadores participam em papéis ofensivos e defensivos. Seis reservas estão na fila esperando para participar do jogo sempre que forem substituídas. São permitidas substituições ilimitadas.
As equipes só podem reter a bola por até 30 ou 20 segundos sem lançar ao gol. O polo aquático é normalmente jogado em uma piscina profunda, o que significa que os jogadores não podem tocar no fundo.
O polo aquático é um dos esportes mais exigentes fisicamente de todos e requer habilidades de natação e tiro, resistência excepcional e habilidades de orientação altamente desenvolvidas, já que as cabeças dos jogadores, ao contrário de outros esportes coletivos, estão logo acima da superfície de jogo.
Posicionamento, trabalho em equipe e disciplina tática, bem como movimentos inteligentes e surpreendentes, são partes essenciais do jogo. A bola de Polo Aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.
Embora o tempo de jogo seja de apenas 32 minutos, um jogo geralmente demora um pouco mais de uma hora para acabar. Existem quebras de dois minutos após o 1º e o 3º período, e 3 min de após o 2º período.
Modificar fonte
Mudar contraste