Evento foi finalizado no último sábado.

Foto: Satiro Sodré/CBDA

Terminou no último sábado (16), o I Encontro Nacional de Treinadores de Polo Aquático. O evento foi realizado entre os dias 13 e 16 de março, mediante uma parceria entre a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e o Comitê Olímpico do Brasil.

O objetivo do evento era abordar temas diversos como: pedagogia esportiva, condicionamento físico, técnico e mental, nutrição, regras e interpretações, questões comportamentais, planejamento de treinos físicos e táticos. Além disso, serão apresentadas e debatidas questões gerais e planejamento a longo prazo da modalidade no Brasil.

De acordo com o coordenador de seleções da CBDA e idealizador do Programa Olímpico de Desenvolvimento Esportivo Regional (PODER), Rick Azevedo, que promove clínicas pelo país capacitando técnicos e fomentando Polo Aquático, o evento faz parte de um projeto de melhorar o nível técnico do Polo Aquático do Brasil.

“No ano passado, quando o João Santos – supervisor de Polo Aquático da CBDA – me trouxe para o Brasil, nós conversamos sobre desenvolvimento técnico. Nós temos que desenvolver mais técnicos e de onde surgiu a possibilidade de fazer esse encontro de técnicos”, disse.

Ainda segundo Rick Azevedo, o I Encontro Nacional de Treinadores, com mais de 80 participantes, superou as expectativas.

“É uma maneira onde todos podem discutir coisas atuais, discutir de outros esportes e trabalhar em grupo para que todos cresçam juntos. Estou muito satisfeito, pois tivemos mais de 20 técnicos fora do eixo Rio-SP, temos técnicos de escolinhas a treinadores olímpicos, então, para mim, foi um grande sucesso”, completou.

O encontro também serviu para o lançamento do Conselho Técnico Nacional de Polo Aquático e Programa de Arbitragem para 2019. Esta comissão terá o objetivo de discutir práticas e planejamento para o desenvolvimento da modalidade no Brasil em longo prazo.


Liga Brasileira de Polo Aquático (LBPA) – Polo Aquático Brasil – PAB

A Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi criada com a premissa do auxílio e do aprimoramento da gestão nacional da modalidade, com base na ética, transparência e planejamento participativo, por meio de diversas ações socioeducativas, além da organização de competição de alto rendimento que priorizem o fomento da modalidade e estimule os jovens para a prática do polo aquático.

Oficialmente constituída em 1º de março de 2016, a PAB busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte em médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático.