Últimas notícias

Emoção e muitos gols marcam a primeira rodada da Liga Nacional de Polo Aquático

26/08/2017 - 19:09 - Autor: PAB

Inédita competição teve início neste sábado (26), na categoria adulto masculino, nas cidades de Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ)

Aguardada com ansiedade por atletas, treinadores e dirigentes, a inédita Liga Nacional de Polo Aquático teve início neste sábado (dia 26), com a realização de quatro partidas nas cidades de Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ), válidos pela categoria masculina adulto. Organizado pela Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) a competição ocorrerá em um formato inovador, com a participação de oito equipes numa disputa de jogos de ida e volta, em turno e returno.

Na partida de estreia do novo torneio, jogando em casa, o Clube de Regatas Flamengo venceu o Clube Paineiras do Morumby por 8 a 5. Ainda no Rio de Janeiro, o Fluminense Football Club, atual campeão do Brasil Open, venceu o Club Athlético Paulistano por 15 a 11, enquanto no último confronto na capital carioca, Botafogo de Futebol e Regatas e Esporte Clube Pinheiros fizeram um duelo bastante equilibrado, com a vitória apertada dos paulistanos por 10 a 9.

Concluindo a rodada inaugural, na estreia do técnico Eduardo Abla, o Duda, pelo Clube Internacional de Regatas, o Sesi SP venceu a equipe de Santos, no litoral paulista, por 24 a 4. Para o presidente da Liga PAB, George Sanches, a rodada inaugural foi extremamente positiva e mostra como a modalidade poderá crescer com a inédita competição. “Percebemos uma grande motivação por parte de todos os envolvidos no polo aquático brasileiro, pois a partir de agora, os clubes poderão se organizar melhor e os atletas se prepararem para uma competição que não será apenas em um único final de semana e, sim, durante toda uma temporada”, explica Sanches.

Feminino e base
Para as mulheres, a Liga Nacional de Polo Aquático terá outro regulamento. Serão três torneios em datas distintas e mais um playoff final, que será realizado junto com a categoria masculina no mês de dezembro, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. A estreia das meninas acontecerá no próximo final de semana, entre os dias 1º e 3 de setembro, na piscina do Clube de Regatas Flamengo (RJ), com a participação de Club Athlético Paulistano (SP), Esporte Clube Pinheiros (SP) e SESI (SP), além das donas da casa.

Entre os mais novos, das categorias de base, o calendário da Liga PAB prevê as disputas em torneios de tiro curto nas categorias sub-13 (11 a 15 de outubro), sub-15 (25 a 29 de outubro), sub-17 (de 4 a 8 de outubro) e sub 20 (de 19 a 22 de outubro).

Sobre a PAB
A Liga PAB é uma Entidade Nacional de Administração do Desporto, constituída nos termos do art. 20, da Lei 9615/98 (Lei Pelé), com as prerrogativas insculpidas no inciso V do art. 13 do mesmo diploma, bem como as incumbidas da Justiça Desportiva, na Lei 10.891/2004 (Bolsa Atleta) e demais normas desportivas emanadas do Ministério do Esporte, criada pelos principais clubes brasileiros atuantes na modalidade.

Oficialmente constituída em 1º de março de 2016, a Liga busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte em médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático. Para maiores informações, acesse: www.ligapab.com.br.

Serviço – Liga Nacional de Polo Aquático (adulto)
Resultados 1ª rodada (masculino) – Sábado (dia 26)
Flamengo 8 x 5 Paineiras (CRF – Rio de Janeiro)
Fluminense 15 x 11 Paulistano (FFC – Rio de Janeiro)
Botafogo 9 x 10 Pinheiros (BFR – Rio de Janeiro)
Internacional 4 x 24 Sesi (CIR – Santos)