Partida terminou 9 a 8 para o Brasil.

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

(Trujillo, Peru, 4 de novembro de 2018) A seleção brasileira masculina de Polo Aquático é campeã Sul-Americana de 2018. Neste domingo (4), em Trujillo, no Peru, ao vencer a Argentina por 9 a 8, os meninos do Brasil garantiram o título do torneio continental. A vaga nos Jogos Pan-Americanos foi assegurada com a classificação para a disputa final.

A partida começou com as duas equipes se estudando. Os argentinos saíram na frente, mas o Brasil conseguiu virar ainda no primeiro quarto. Os argentinos ainda empataram no primeiro período que terminou em 2 a 2. No segundo quarto, o Brasil conseguiu tomar a frente do placar e fechou o tempo com 5 a 3.

No terceiro quarto, o Brasil conseguiu ampliar sua vantagem em 7 a 3, mas os argentinos se recuperaram no placar, e o quarto foi finalizado em 8 a 6 para o Brasil. No último quarto, com várias exclusões dos dois times e um jogo tenso, a seleção brasileira conseguiu a vitória por 9 a 8.

“Jogo digno de final de Sul-Americano. A equipe da Argentina se prepara para os Jogos Pan-Americanos do ano que vem e vem em uma crescente boa. Conseguimos o título que é muito importante para a gente e para o Polo Aquático brasileiro que precisava deste prêmio”, falou o técnico André Avallone.

“Fiquei muito certo que o nosso time ia ganhar. Parabéns à Argentina, que jogou muito bem hoje. Nós chegamos como favoritos e conseguimos chegar ao título. É muito difícil que isso aconteça. É só início de um projeto muito longo de um projeto que é chegar aos Jogos Olímpicos”, disse o capitão Slobodan Soro.

Com a medalha de ouro no Polo Aquático feminino, o Brasil chega a 15 medalhas na competição (nove de ouro, quatro de prata e duas de bronze).

Via CBDA


Liga Brasileira de Polo Aquático (LBPA) – Polo Aquático Brasil – PAB

A Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi criada com a premissa do auxílio e do aprimoramento da gestão nacional da modalidade, com base na ética, transparência e planejamento participativo, por meio de diversas ações socioeducativas, além da organização de competição de alto rendimento que priorizem o fomento da modalidade e estimule os jovens para a prática do polo aquático.

Oficialmente constituída em 1º de março de 2016, a PAB busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte em médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático.