História do Esporte

Curte Pólo Aquático? Saiba como esporte surgiu e veja como se desenvolveu nas principais competições!

O polo aquático surgiu na Inglaterra e teve sua primeira oficial disputada em 1876 – apenas seis anos depois de seu surgimento como uma brincadeira para hóspedes de um hotel. Conhecido no começo como “futebol aquático”, o polo aquático se desenvolveu e teve sua primeira partida internacional em 1880.
Até então, sem gols, os pontos eram marcados quando a bola passava uma linha. Em 1888 veio a criação dos gols. Em 1897, o nova-iorquino Harold Reeder formulou as primeiras regras americanas que visavam conter as tendências mais violentas do esporte.
O esporte estreou nos Jogos Olímpicos de Paris em 1900, mesmo tendo sido regulamentado apenas em 1911. O esporte não foi incluído em 1904, mas depois disso não saiu dos Jogos Olímpicos.
O polo aquático se desenvolveu em diferentes formas nos Estados Unidos e na Europa e o jogo que predominou foi o estilo europeu. Por muitos anos a modalidade foi dominada pela força física de seus praticantes. Mas, aos poucos, a técnica foi ganhando espaço e acabou prevalecendo.
Algumas regras ajudaram no processo, como o aumento da profundidade das piscinas e a limitação de tempo por posse de bola para 35 segundos. Atualmente, o polo aquático é comandado pela Federação Internacional de Natação (Fina).
O primeiro Campeonato Mundial da modalidade foi disputado em 1973 e conquistado pela Hungria. Os húngaros são os maiores campeões da modalidade. Entre 1928 e 1980, conquistaram medalhas em todos os Jogos. Entre 1932 e 1976, eles ganharam seis das 10 medalhas de ouro disponíveis.
Em 2000, nas Olimpíadas de Sydney, a Hungria conquistou sua sétima medalha de ouro em pólo aquático. No mesmo ano, o polo aquático feminino fez sua estreia nos Jogos, após 100 anos da estreia da modalidade.

Fontes

Rede do Esporte
Modificar fonte
Mudar contraste