Equipe masculina sagrou-se campeã do Pan sub-19; Feminino ficou com o vice

O Brasil é campeão Pan-Americano sub-19 de Polo Aquático. A seleção masculina venceu os Estados Unidos na final realizada no último domingo (15), em Clearwater, na Flórida, e sagrou-se campeã do torneio. A seleção feminina também obteve um resultado histórico ao conquistar o segundo lugar na competição.

O duelo contra os Estados Unidos estava engasgado. Depois de empatar na primeira fase em 10 a 10 – com os americanos fazendo um gol nos últimos momentos a partida – o Brasil chegou a final para encarar os donos da casa motivado. O jogo foi apertado nos dois primeiros quartos (1 a 1 e 2 a 2). No terceiro quarto, porém, a seleção brasileira conseguiu abrir no comando do jogo (8 a 3). No último quarto, os americanos foram ao ataque e fizeram dois gols, fechando a partida em 8 a 5.

“Saímos muito felizes de conquistar este título, de fazer este grupo evoluir. São meninos que vão chegar à equipe adulta. Conseguimos finalizar com a medalha de ouro e isso é importante para eles”, disse o técnico da seleção masculina, Thiago Batista.

No feminino, mais um duelo esperado durante toda a competição. Depois de um primeiro tempo ruim – o Canadá abriu 5 a 0 –, o Brasil se recuperou no jogo. Conseguiu estabelecer sua maneira de jogar e, com grande desempenho de Letícia Belorio, a seleção brasileira encostou no placar, mas acabou derrotada por 12 a 9.

“Fomos um pouco desconcentrados no primeiro tempo e isso pode nos ter custado o jogo. Depois, fomos muito bem. Nos acertamos na partida e mostramos muita qualidade. Infelizmente, no Polo Aquático, você precisa jogar bem quatro quartos, mas estamos felizes com o que vimos aqui e podemos projetar para o futuro”, disse.

Além das duas medalhas obtidas pela Seleção, o Brasil também conquistou prêmios individuais. Rafael Vergara foi o artilheiro e eleito o melhor jogador da competição e Thatiana Pregolim a melhor goleira do torneio.

 

 

Clique aqui e veja a tabela completa da competição.


Liga Brasileira de Polo Aquático (LBPA) – Polo Aquático Brasil – PAB

A Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi criada com a premissa do auxílio e do aprimoramento da gestão nacional da modalidade, com base na ética, transparência e planejamento participativo, por meio de diversas ações socioeducativas, além da organização de competição de alto rendimento que priorizem o fomento da modalidade e estimule os jovens para a prática do polo aquático.

Oficialmente constituída em 1º de março de 2016, a PAB busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte em médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático.